Sinopse:
Este livro é a mais abrangente história da imprensa paulista já escrita. Abarca dos primórdios do jornalismo no Estado, em 1823, às transformações ocorridas no início do século XXI, com a expansão da internet.
Descreve e contextualiza a criação e a trajetória dos jornais 'O Estado de S. Paulo', 'Folha de S. Paulo', e ' Última Hora', e das revistas 'Realidade', 'Veja' e 'Isto É', além de uma miríade de iniciativas editoriais.
O interesse da obra não se limita, porém, às fronteiras de São Paulo. Ela é também ambiciosa história das relações entre jornalismo e poder no Brasil, a partir da experiência paulista. Desde o assassinato do jornalista Líbero Badaró, em 1830, a história da imprensa em São Paulo é feita de conturbadas relações com os governos, em nome de liberdade de expressão e dos ideais de modernização do país. Episódios centrais da história - como o Estado Novo, o golpe de 1964 e os governos FHC e Lula - ganharam nova luz com a análise de suas relações com a imprensa, graças à narrativa rigorosa, esclarecedora e cativante de Oscar Pilagallo, autor de 'A História do Brasil no século XXI'.
Para saber mais, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário