sexta-feira, 12 de abril de 2013
"Pimenta Neves, uma reportagem", Luiz Octavio de Lima
Como costumo dizer aos meus alunos na faculdade, leio tudo que é livro que tem como título a palavra Jornalismo, Repórter, Reportagem, Imprensa etc. E não poderia ser diferente com esse livro sobre o Pimenta Neves, que acabo de encomendar. Abaixo a sinopse publicada na Livraria da Travessa.
"No dia 20 de agosto de 2000, o diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo, Antônio Pimenta Neves, de 63 anos, matou a namorada Sandra Florentino Gomide, editora da área econômica, de 32, com um tiro nas costas e outro na cabeça, quando ela se preparava para montar seu cavalo Oceano, no Haras Setti em Ibiúna.
O assassinato de Sandra marcou também o fim da carreira extraordinariamente bem-sucedida de Pimenta Neves e foi amplamente coberto pela imprensa nacional. Passados 12 anos do crime, com o criminoso finalmente cumprindo sua pena em Tremembé, no interior de São Paulo, havia ainda muito a desvendar sobre a vida do jornalista, seu relacionamento com Sandra, as origens de ambos e os fatos que culminaram com a tragédia conhecida de todos.
Em Pimenta Neves – Uma Reportagem, não apenas são detalhadas as circunstâncias do crime, mas traçado um relato biográfico daquele que o cometeu. Com base em extensa pesquisa, acesso aos documentos do processo e do julgamento, e cerca de 100 entrevistas - algumas no exterior –, foi recuperada sua trajetória de vida, do berço familiar em Batatais e Araraquara, onde o jornalista iniciou amizades de toda a vida com personalidades da vida cultural como Ignácio de Loyola Brandão, José Celso Martinez Corrêa e tantos mais, a sua vivência em importantes redações - inclusive como correspondente do Estadão nos primeiros momentos de Brasília, ao lado de Vladimir Herzog –, e suas experiências como correspondente internacional e diretor do Banco Mundial, em Washington."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acabei de ler Pimenta Neves , uma reportagem.É interessantíssimo.Fiquei presa à história que vai num crescendo como um bom livro policial.Embora todos já saibam , em linhas gerais, o que vai acontecer, é interessante ver como os fatos se encadeiam .Muito bom.
ResponderExcluir